09 janeiro 2010

Calibragem dos pneus - Honda New Fit e New Jazz


Outro dia encontrei uma discussão num fórum sobre o Honda Jazz sobre a pressão dos pneus do New Jazz,

Realmente calibrar os pneus parece simples, mas não é. Veja algumas infomações extras nesse link no Orkut.


O New Jazz tem dimensões iguais do New Fit Brasileiro, só que em termos de peso ele é um pouco diferente.
O New Fit Americano tem peso e dimensões diferentes. O modelo matriz que é o Japonês é o  melhor exemplo a seguir para o Fit Brasileiro

Vamos nos focar no Honda Jazz Europeu que foi o exemplo citado.
Ele possui dois tipo de motorização por lá :
  • A versão i-Vtec 1.2 litros , essa versão não venho para o  Brasil 
  • A versão i-Vtec 1.4 litros (mais conhecido como 1,339) igual ao modelo brasileiro    
Veja a relação do tamanho e perfil do pneu e motor entre o Jazz Europeu e o Fit Brasileiro
Os pneus 175/65R15 84T e roda 15x51/2J equipam a versão de motor 1.2 litros e 1.4 llitros do Jazz EUR  são iguais as versão LX e LXL do Brasil que tem motorização 1.4 litros (1,339)

Os pneus 185/55R16 83H com roda 16x6J são do modelo com motorização 1.4 litros do Jazz, EUR são  iguais a versão EX e EXL do Honda Fit Brasileiro.

New Jazz -Euro
O peso da versão 1.2 é de 1,086 ton
O peso da versão 1.4 MT é de 1,119 ton
O peso da versão 1.4 i-shift (AT) é de 1,128 ton

New Fit -Br 
O peso da versão 1.4 MT do LX é de 1,080 ton e do LXL é de 1,083 ton
O peso da versão 1.4 AT do LX é de 1,113 ton e do LXL é de 1,116 ton
O peso da versão 1.5 MT do EX é de 1,103 ton e do EXL é de 1,108 ton
O peso da versão 1.5 AT do EX é de 1,136 ton e do EXL é de 1,141 ton

Tudo isso para explicar que no final das contas, só o modelo Americano tem uma calibragem diferente pois tem dimensão e peso maior, concentrados na frente do carro. Coisa de 1 psi a mais na frente em relação aos modelos de outros paises.

Colocaremos uma tabela de calibragemcom de alguns modelos do New Fit e New Jazz. Lembrando que esses valores são para utilizxaçã do carro em situações normais ou seja do dia a dia..


Honda New Fit Japonês - A matriz da forma.
- Pneus 175/65R14 82S -  Dianteira 33 psi e traseira 30 psi
- Pneus 175/65R15 84S -  Dianteira 32 psi e traseira 30 psi
- Pneus 185/55R16 83V -  Dianteira 32 psi e traseira 30 psi

Honda New Fit Norte Americano ( Canadá e EUA)
- Pneus 175/65R15 84S -  Dianteira e traseira 32 psi
- Pneus 185/55R16 83H -  Dianteira e traseira 33 psi

Honda New Jazz Europeu 
- Pneus 175/65R15 84T -  Dianteira 32 psi e traseira 30 psi
- Pneus 185/55R16 83H -  Dianteira 32 psi e traseira 30 psi

Honda New Fit Brasileiro 
- Pneus 175/65R15  -  Dianteira 32 psi e traseira 30 psi
- Pneus 185/55R16  -  Dianteira 32 psi e traseira 30 psi

Dicas
1)Posso calibrar o pneus depois de rodar uns 15 km.
R:Calibrar sempre com pneus frios, rodar no máximo 2 km até o posto mais róximo de onde você esta estacionado.

2) Posso calibrar o pneu duas vezes por ano ?
R: Procure calibrar pelo menos quizenalmente os pneus, se possível semanalmente e não se esqueça do Estepe.

3) O medidor dos postos é sempre o mesmo independente da bandeira do posto.
R Se possível calibre sempre no mesmo posto e mesmo medidor, se o posto possuir mais de um

4) Quero alterar a pressão em relação ao manual, posso fazer ?.
R: Não é recomendável, mas se for o caso, aumente a pressão, mas nunca diminua-a em relação ao recomendado.
    O ato de diminuir a pressão, pode ocasionar :
      *  problemas prematuros de desgaste de pneus (lateral do pneu),
      *  aumento de consumo de combustível,
      *  desgate prematuro das peças de suspensão
      * dirigibilidade pode ser comprometida em situação de emergência, como uma curva mais acentuada ou a frenagem,

Você sabia ?
- A versão do Fit Americano possui um indicador no painel para pressão baixa do pneu através do TPMS. Lá a legislação obriga todo carro ter esse sistema., pois se a calibragem dos pneus não estiver correta o VSA (no caso da Honda) não funcionará como deveria. Isso também vale pro ABS. Um dia isso chega por aqui.

- O Fit Japonês, alguns modelos do Fit Americano e o Jazz não possuem estepe. No caso do Fit Japonês e o do Jazz o porta malas tem uma divisão que pode ser feita na horizontal



Assim você divide o espaço do porta malas horizontal , ganhando o espaço na caixa do estepe . E aí você deve estar se perguntando e cmo eles fazem qaundo furar o pneu. A Honda coloca um kit de reparo que consiste naqueles tubos onde vc calibra o pneus e sela o furo. Se rasgar, o pneu, só chamando o guincho.
Nesse caso é melhro ficar sem com a divisão do porta malas




- O New Fit LX e LXL tem disponíveis na medida, 175/65R15, várias opções de marcas à venda no Brazil entre elas a famosa Yokohama, A-Drive. 
   O que é mais raro é a opção de pneu para o EX e EXL que tem uma medida difícil de ser enccontrada no Brasil. 185/55 R16. O jeito é tomar cuidado

Ilustração em Video sobre calibragem de pneus.

Reportagem do programa AutoMais sobre Calibragem com um especialista da Pirelli.






Reportagem do programa AutoEsporte sobreCalibragem e Sistema TPMS.




07 janeiro 2010

VW Santana - 22 anos de História - Feito pelo Santana Fahrer Club


Cometemos uma injustica no Top 10 dos carros brasileiros produzidos entre 1970 à 1999, mas vamos reparar, afinal fã de VW não pode comer bola.
Parabêns aos clubes de automóveis, que felizmente mantém a memória dos carros produzidos no Brasil, que foram verdadeiros ícones. 

VW Santana - 22 anos de História - Feito pelo Santana Fahrer Club
Uma bonita homenagem ao Santana/Quantum feita pelo Santana Fahrer Club. Parabêns, pelo vídeo de despedida no ano em que a VW infelizmente encerrou a produção do Santana no Brasil.  





Fonte consultada : 
Todos os direitos autorais desse video pertecem ao Santana Fahrer Club