26 dezembro 2009

Propagandas do Honda Fit

Breve Histórico do Honda Fit 


Lançado em junho de 2001 no Japão, o Honda Fit obteve um feito inédito para a Honda
.Foi o automóvel mais vendido naquele país no ano passado, com 250.790 unidades, confirmando sua popularidade em um dos mercados mais competitivos do mundo. No acumulado de junho de 2001 a dezembro de 2002, o modelo soma 355.088 unidades vendidas  Na sua estréia na Europa, foi importado do Japão, com o nome de Jazz, o Honda Jazz foi apresentado em setembro de 2001, chegando às concessionárias européias da marca no início de 2002, com o mesmo destaque do país de origem.
Comercializado em 60 países, o Honda Fit superou todas as expectativas desde o lançamento e deve repetir o sucesso em vendas também no Brasil, País que, a partir de agora, será o primeiro a fabricá-lo, além do Japão





Comercial do Honda Fit - Sono

Comercial do modelo 2005/2006, em destaque no comercial a versão LXL do Honda Fit.
O motor destacado foi o  VTEC da versão EX.





Comercial do Honda Fit - Fantasia

Comercial para o lançamento do modelo 2007, em destaque no comercial a versão EX do Honda Fit, com pisca no retrovisor, novo equipmaneto de Audio e painel Blackout.
O motor contiuava o VTEC e ainda não havia sido lançado a versão Flex para os motores i-DSI .





Comercial do lançamento do Honda New Fit no Brasil - Obra de Arte

Em Novembro de 2008, me lembro que estava vendo a TV num domingo de noite quando no Intervalo do Fantástico, passou esse comercial de lançamento do New Fit





Comercial do Honda New Fit - Desenhos

Continuando a propaganda do New Fit em 2009.Comercial dos desenhos que que cada situação pede um modelo específico de carro.






Video do ConteúdoZAP para Honda New Fit

Avaliação do Honda Fit LX 1.4. Versão de entrada do compacto japonês, equipada com transmissão manual.


FitFans Dicas- Controle de Áudio do volante Honda para Pioneer

Aquele controle original do volante, que facilita em muito sua atenção no trânsito, sem dizer da comodidade. Uma pena pois :

  • No caso específico do Honda nos modelos CIVIC(LXS), New Fit (LX e LXL) e City (LX), Infelizmente não tem como colocar esse item nos modelos citados acima, correto ?
  • E nos modelos que possuem esse controle no volante eu não posso usar outro modelo de som , correto ?
Resposta : Errado
Você pode ter os dois, ou seja colocar nas versões que não possuem o controle no volante original e pode colocar outros sistemas de aúdio de marcas conhecidas como Kenwoody,Alpine,Pioneer,Sony, etc... ( desde que tenham controle remoto)


Veja a mágica da solução :








Tabela de Controle possíveis.    







Controle da direção e funções

Controles
Função
MODE
Mudar a fonte
  • Radio, CD ,MD , AUX ,TV ,etc
CH
Mudanças (para cada fonte)
  • mudança de estação de rádio(0.1HzUP)
  • mudança de faixa do CD ( CD,DVD )
  • mudança do Canal de TV 
VOL + -
Aumenta ou diminui o volume







Pois é com o Part Number 36770-SMA-J01 (Comando de Controle no Volante) e a interface SWI-X-Honda, você consegue o controel de aparelhos das marcas ( Pioneer,Sanyo,Kenwoody,Clarion,Sony, Alpine,JVC,entre outras que possuam controle remoto)


Video do Funcionamento pode ser visto nesse link (falado em japonês). 


http://www.hoh.co.jp/eng/products/swix_honda_english.html




Depois de 3:51 de explicação é demonstrado o funcionamento do equipamento dentro de um Civic TypeR japonês. 


24 dezembro 2009

Como remover emblemas e letreiros do carro

Nessa sessão do Blog, vamos colocar algumas dicas que podem ajuda-lo. 
Essa primeira dica é o velho truque para tirar o emblema ou melhor o letreiro que vem no carro. Geralmente ele é colado, ou colado e fixado em furos ou mesmo só fixado nos furos do carro. 
Esse truque vale para o letreiro ou emblema que estiver colado ou colado e fixado em furo.

Resumo  - Como remover emblema e letreiro
Um aviso
O BlogFitFans não se responsabiliza por qualquer dano ou prejuízo provocado por essas instruções. Tenha certeza das habilidades que você possui, assim como ferramental necessário,

Ferramentas
- Fio ou Fita Dental ou linha de pesca fina (se usar a linha de pesca, recomenda-se o uso de luvas)
- Cera, massa de polir nº 2 ou vapor d' água (cuidado com os produtos químicos, deixe longe do alcance de crianças e animais domésticos)

Passo à Passo
Usaremos como exemplo o Honda Fit. O emblema do Flex, Honda e FIt são colados através de uma fita adesiva e por isso você conseguirá remove-lo sem maiores dificuldades.





Abaixo ilustração dos emblemas e letreiro dispostos no New Fit (GE)


 


1) Preferencialmente, faça essa operação em um lugar coberto e em um dia em que não esteja chovendo para a cura da cola do novo adesivo acontecer em um periodo mais curto.


2) Com um pedaço de fio ou fita dental, passe entre o emblema e a lataria do carro começando pelos cantos e aos poucos você conseguirá decolar.


3) Se tiver a famosa vaporetto ou similar, pode tirar com o vapor d´água o resíduo de cola que ficou do emblema antigo. Senão use cera ou massa de polir nº2, com um pano.Deixe totalmente sem resíduo de cola nenhum.


4) Depois de retirado e limpo o local, limpe o local com alcool isopropilico para deixar livre de qualquer agente que possa impedir a fixação de outro emblema.


5) Cole o novo emblema no lugar e espere um tempo até sair com o carro. Se possível deixe 1 dia de repouso em local coberto


5.1) se não for colar nada, lave o carro e de uma polida no local do antigo simbolo.


Abaixo um vídeo (inglês), mostrando esse procedimento escrito acima.


Fonte Consultada : MotorZ





Vale abastecer com Álcool? Confira a conta.



Com o aumento desenfreado do álcool nos consumidores felizmente estamos de certo modo livre daquela estoria de 1989/1990, onde 98% da frota era movida a álcool e os usineiros , tão legai, tão coitadinhos, resolveram desabastecer o mercado, por conta do preço do açúcar estar mais compensador do que o álcool e aí coitado de muita gente que viajou e teve que ir de conta gosta entre o Natal e o Ano novo procurando alcool nos postos , alguns até colocavam gasolina. Chegamos a importar Metanol dos Estados Unidos.
Desabastecimento eu dúvido , pois mesmo com o açucar em alta e algumas quebras da safra, tem-s e a reserva, só que o alcool vai aumentar e muito e nós é que podemos regular esse preço, pois o teto do preço do álcool é o piso da gasolina.

 NA PRÁTICA – Para decidir, na hora da compra,que combustível colocar,o ideal é que o motorista de um carro flex faça a seguinte conta. 
Basta pegar o preço do litro de álcool e dividir pelo da gasolina: 

  • se o resultado for inferior a 0,7, vale a prena comprar álcool. 
  • se for superior ou igual à 0,7 vale a pena comprar a gasolina.

Acontece que, embora o preço do litro de álcool seja sempre mais baixo que o da gasolina, só vale a pena colocar álcool quando ele custa menos que 70% do preço da gasolina. 
Isso porque os carros sempre têm uma menor autonomia (distância percorrida), quando usam álcool . Na média, se um determinado modelo faz 10km/l com gasolina, fará 7 km/l com álcool.




23 dezembro 2009

Honda Accord Crosstour 2010


Putz, essa moda Cross/Adventure pegou também lá fora. Pelo menos fizeram outro carro derivado da mesma plataforma. Para mim estragaram o Accord.Bobo(Mas tem gente que gosta do Panamera, que também a Porsche derrapou na curva)
Digamos que em tempos de ecologia, downsizing e espaços cada vez menores na vagas da garagem e na ruas. Esse carro esta na contramão de tudo e foi feito exclusivamente para o mercado Americano.
Nesse ponto, a Porsche e a Honda estão corretas em sua visão, pois o dia que o Smart emplacar nos Estados Unidos é hora de procurar os sete cavaleiros do apocalipse.  É da cultura dos norte americanos, terem banheiras desde os primordios do automóvel. Carro pequeno lá é o primeiro carro do mais jovem da família ou carro de Yuppie que quer aparecer.


Fonte Consultada : Left Lane 



Fonte Consultada :The Drivers Seat



Fotos Honda Accord Crosstour 2010 - Fonte consultada : CarAndDrive





Acura ZDX 2010 irmão gêmeo do Honda Accord Crosstour 2010
Acura é uma divisão da Honda que fabricava por exemplo o NSX nos Estados Unidos



Motor do Acura ZDX 2010





Interior do Acura ZDX 2010







Porta Malas do Honda Accord Crosstour 2010



Especificações Técnicas
http://automobiles.honda.com/accord-crosstour/specifications.aspx


Maiores informações consulte o site com o Video oficial da Honda
http://automobiles.honda.com/accord-crosstour/

Carros fabricados no Brasil - Os meus 10 + à partir de 1970



"Minha gente, meu povo, aqui temos carroças e não carros". Frase celebre dita por um presidente nos anos 90. Sai para lá , Acho que foi a única coisa de bom que ele fez. Pois com essa cutucada, abriu as portas para a importação de carros, com taxas menores de impostos o que fez a industria "nacional" (VW, Fiat,GM e Ford) se movimentassem.E desse época saiu o famoso "i" ( MPFI, EFI, GTI), a famosa injeção eletrônica, que deixaram a Brosol e a Weber  a verem navios e ao mesmo tempo a Magneti Marelli e a Bosch com sorriso de lado a lado Convencido
Bom eu sou fã de carteirinha da VW (VolksWagen). Quer alguns motivos? Pode esperar um blog sobre isso, fica para uma outra oportunidade. Mas só para você pensar.
  • Qual o primeiro carro com injeção eletrônica fabricado no Brasil?
  • Qual foi o primeiro carro flex?
Bom tem mais perguntas, mas fica para outro Blog.
Eu também gosto muito da GM dos anos 80 e 90. Na minha opinião, Volkswagen e GM travaram uma batalha por duas decadas, para disputar prêmios de carro do ano e vendas. Ford e Fiat,também se movimentaram e trouxeram algumas tendências da Europa para a terrinha.
Com isso,em homenagem a essa época onde eu nasci e no começo dos anos 90, onde tirei a carteira de habilitação (conhecida como carta em São Paulo), monto a lista dos 10 melhores carros fabricados/montados no Brasil entre 1970 e 1999. Não vou colocar em ordem crescente, pois senão vai dar briga . Bico caladoSerá em ordem alfabética. Mas o Passat Pointer seria o primeiro colocado. hahaha
Ehh pelo amor, para os mais jovens ou aqueles que não se recordam da época, não tentem comparar com o Hoje, pois nossa realidade agora era diferente dessa época e muitos desse carros foram verdadeiros desbravadores. Nada de convenções ecólogicas, assistencia eletronica na condução do carro ou tecnologia flex.


Top 10 - Com comerciais


Elba CSL 1.5 - 1986 - Fiat





Escort XR3 - 1984 - Ford





Fusca (fusquinha) 1974 - VW





Gol GTS - 1989 - VW





Maverick GT V8 - 1973 - Ford





Monza SLE - 1988 - GM





Opala Diplomata 4.1 - 1987 -GM





Parati GLS - 1996 - VW





Passat Pointer - 1987 - VW





Uno CS - 1984 - Fiat





Felizmente eu tive oportunidade de andar ou dirigir quase todos esses da lista, com exceção do Maverick V8 GT. Do Maverick só consegui andar no 4 cilindros.


Quais os 10 carros que você elege como melhores entre 1970 à 1999 ? Clique aqui para montar sua lista (Comunidade no Orkut)


Agradecimentos e Fontes Consultadas
O FitFans agradece as fontes consultadas. Excelente organização, seja da comunidade no Orkut ou seja na páginas oficiais. Organização do material e o portal desses clubes,são um exemplo para se montar um clube de carro.

Aproveito e desejo um Feliz Natal para você e um excelente 2010.

22 dezembro 2009

Faça uma revisão no carro antes de viajar. Comece e termine as férias com o pé direito



Fim de ano, mais um ano se foi, você deu duro, em casa e no trabalho e agora chegou suas merecidas férias. Vai viajar de carro curtindo a natureza pela estrada, já fez o roteiro ,arrumou as malas, reservou a casa o chalé ou a posada. Fez tudo planejado. Mas você se lembrou de antes fazer a revisão do seu carro? Se a resposta foi sim, parabêns, curta sua férias, dirija de forma segura e bao viagem. Se a resposta foi não, corra que ainda dá tempo. Afinal suas férias tem que começar e terminar muito bem. 
Veja uma lista para verificar antes de começas a viagem. 


Óleo do motor 
Confira o nível do óleo e a sua viscosidade. Lembre-se de verificar o nível do óleo em um local plano. Se o óleo estiver baixo e a troca estiver longe de acontecer, complete com o óleo com a mesma especificação e mesmo tipo, que você colocou na última troca. Se o nível estiver baixo, com uma troca recente de óleo pode ser um problema, mais grave. Veja se uma dessas situações estão acontecendo : 

  • Observe só se o motor ou o filtro de óleo não esta melado de óleo 
  • Se existem manchas de óleo no chão da sua vaga da garagem 
  • Seu carro esta soltando fumaça branca. 

Se uma dessas condições estiver ocorrendo, leve ao sua oficina de confiança e reporte o fato ao seu mecânico ou consultor técnico. 


Dica FitFans: 
Para o Honda Fit (1ª ou 2ªgeração), utilize o óleo SAE 10W30 mineral API SL e troque o filtro de óleo. Vale lembrar que o filtro de ar deve ser examinado e trocado se necessário. 
Só se atente a um detalhe, não é recomendado a troca do filtro de ar, no sistema "faça você mesmo" ou em um posto de gasolina, pois como recomendação do fabricante é importante, após a troca do filtro de ar, a passagem do programa(HDS) que lê e informa a central eletrônica (ECU) do seu Fit, sobre esse novo elemento. 


Fluído do radiador 
Com o carro frio e em local plano,verifique o nível do fluído através do indicador do reservatório auxiliar. Nunca abra a tampa do radiador principal. Se o nível estiver em ordem e a coloração do fluído estiver com a cor original, esta tudo ok. Se o nível estiver baixo,complete com o fluido indicado pelo fabricante. Se o fluído estiver com sujeira, pense se não vale a pena drenar esse líquido todo e colocar uma nova solução.Não lave o radiador com equipamento que possuam pressão na água, pois pode danificar a coméia do radiador ou mesmo as mangueiras do sistema de arrefecimento do motor. 


Dica FitFans: 
O Honda Fit possui sistema de arrefecimento (ou vulgo radiador) selado, ou seja no manual e na propria tampa do radiador, esta claro que a troca do fluido deve ser feita : Fit (1ª Geração,conhecido como plataforma GD) a troca do fluído de arrefecimento é de 6 anos ou nos 140 mil km New Fit (2ª Geração conhecido como plataforma GE) a troca é prevista para 8 anos ou 200 mil km. Ou seja, se estiver tudo em ordem (sem vazamentos, sem frentista colocando água pura no sistema) é no máximo completar o nível com o liquido de arrefecimento (Marca Honda-Texaco) que já vem pronto pra uso. 


Fluído do Freio 
Verifique o nível do fluído através do indicador do reservatório em local plano. Se estiver normal e a troca fio feita a menos de 12 meses, esta tudo ok. Se o nível estiver baixo complete com as especificações técnicas de fluído sugerido pelo fabricante. Se esse fluído de freio tiver mais do que 12 meses é bom pensar em sangrá-lo todo e trocar o fluído por um novo. Esse procedimento é feito , pois o fluido com o tmpo começa reter água e suas propriedades vão se alterando. Sistema do Freio Os outros componentes do Freio, são necessários ser checados, como Plastilhas, discos e lonas. Problemas como ruídos, trepidações, perda de eficiência e pedal duro significam que o sistema requer manutenção. Para carros com ABS, é importante verificar os sensores das rodas e fazer um leitura e diagnóstico na Central Eletrônica (ECU) para verificar se esta tudo em ordem. 


Dica FitFans: 
Para os modelo Honda Fit (1ª Geração,conhecido como plataforma GD) LXL e EX que possuem freio à disco nas quatro rodas e sistema ABS. Para o New Fit (2ª Geração conhecido como plataforma GE) LXL, EX e EXL que possuem freio à disco nas quatro rodas e sistema ABS com ditribuição da frenagem feito eletronicamente para as rodas (EBD). Você mesmo pode verificar algumas indicações que o carro fornece. Uma dela é quando você ligar o carro se a luz indicadora do ABS não apagar no check inicial, pode ser um problema no ABS. Se a luz não acender, também pode ser um problema no ABS ou o Luz espia do painel queimou. 


Pneus 
Esse item todo mundo esquece alguma forma de verificar, seja : 


 Então vale a sua verificação do estado da banda de rodagem, dos flacos e se há desgaste irregular dos pneus, além de calibrá-los com a pressão de ar recomendada pela montadora, sem esquecer do estepe. Lembre-se de fazer rodízio periódico para equilibrar os desgastes. O último procedimento da revisão dos pneus é o alinhamento e balanceamento das rodas, recomendado a cada 10 mil km. O alinhamento também é necessário quando trocar os pneus, sempre que apresentarem desgastes irregulares, após fortes impactos em buracos ou obstáculos, quando o veículo apresentar tendências à deriva ou instabilidade e ao substituir os componentes da suspensão. Já o balanceamento deve ser realizado quando o motorista sente vibrações no volante, desgaste irregular localizado e ao efetuar trocas. 


Suspensão 
A suspensão é fundamental para a segurança e estabilidade do veículo. Para a revisão pode-se: 

  • Análisar visualmente os amortecedores, examinando o estado do corpo (amassados), das fixações (buchas) e vazamento do fluído hidráulico.
  • Existe um outro teste com um equipamento chamado Shocktester, que facilita esta inspeção, determinando qual o nível de desgaste do amortecedor. Verifique as molas, buchas, bandejas e pivôs e terminais. 

A substituição preventiva do amortecedor recomenda-se fazer na maioria dos veículo a cada 40 mil. As bandejas, pivôs, terminais a cada 50 mil km. 


Palheta dos Limpadores do Parabrisas 
A recomendação geral é trocar as palhetas pelo menos uma vez por ano e nas revisões de férias é necessário checar o estado da palheta. nessa época de verão com chuvas torrenciais é importantissimo. 

  • As lâminas que não devem estar rasgadas, soltas, tortas ou danificadas. Observe se há resíduos, arranhões, camadas finas de sujeira ou faixas d'água no decorrer da área varrida pela palheta. 
  • Inspecionar a se a fixação da palheta a haste do braço está firme, e sem trepidações e o nível de água e detergente no reservatório (recomendo o uso do limpa parabrisas da Wurth) . 
  • Faça esse mesmo procedimento caso o seu veiculo tenha limpador traseiro. Se trocar o conjunto de palhetas da dianteira, troque a traseira também. 

Ao instalar uma nova palheta limpe o vidro com um solução de água e álcool, enquanto nas borrachas use apenas um pano umedecido com água limpa. 


Lâmpadas e farois 
Todas as luzes do carro devem ser checadas em uma revisão de férias, afinal a iluminação correta é fator primordial para uma viagem segura, principalmente a noite, sob chuva ou neblina. 

  • Verifique as lâmpadas, fusíveis e a regulagem dos faróis (altura do facho de luz)
  • Verifique se há sinais de infiltração de água, que podem queimar a lâmpada e até danificar o refletor interno, com acúmulo de sujeira e corrosão. 

As lâmpadas das lanternas, faróis alto e baixo, piscas, freios e luz de ré devem estar funcionando perfeitamente. 
Ah ! Leve sempre um kit de emergência com uma lâmpada do farol, das lanternas traseiras e alguns fusíveis

Sistema Elétrico 
Revisar o sistema elétrico do veículo,inclui avaliação: 

  • da bateria 
  • do motor de partida do alternador 
  • de todos os fusíveis. 

Observe se há sinais de cor esverdeada ou esbranquiçada nos terminais da bateria, que pode indicar pontos de oxidação. Tenha em mãos os códigos de segurança do alarme e do rádio, caso precise trocar a bateria. Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado. 


Combustível 
Ah! Sim o mais importante, colocar combustível, antes, durante e no trajeto final. O álcool, que era compensador, para quem mora na região onde ele é produzido, esta subindo de preço, pela desculpa dos coitadinhos dos Usineiros com a entre safra. 
Realmente é época de entre safra, mas veja o mercado de commodities, quanto o açúcar esta valendo pela quebra de produção ocorrida em alguns países. 
Lembram do ano de 1989, 1990,com a falta de álcool justamente nesse periodo. Só que agora temos o Flex e aí a escolha e sua. 
Então aquela famosa conta do preço do álcool menor igual a 70% da gasolina, alcool no carro. Só no carro. 
Veja também a autonomia e os postos pelo caminho. Não adianta ser mais barato se você ficar com pane seca. 


Boa Viagem e Dirija com cuidado.

Não Entre numa Gelada. Cuidado com os Mimos para Carro


É Natal, final do ano chegando, o 13º entrou, a marolinha nem passou por você e a premiação (bônus, PLR,PPR, Stock Options) generosa apareceu. Aí você, num impulso dessa época do ano, foi consumista e resolveu dar um presente a si mesmo.Um carro Zero KM com alguns acessórios ou mesmo equipar seu carro com algum mimo.

Para esse momento de recompensa,por ter agüentado poucas e boas no serviço, não virar um Cavalo de Tróia, aí vão algumas dicas dos acessórios automotivos mais procurados.

Vamos as dicas rápidas.

ALARME

Ele pode ser comprado em autorizadas ou nas lojas de acessórios, já que os produtos de qualidade são quase os mesmos em ambos, porém são acondicionados em embalagens diferentes. Fuja de alarmes muito baratos e de marcas pouco conhecidas. Eles vivem disparando e podem não ser compatíveis com a parte eletroeletrônica do automóvel.

DICAS: 

  • Em concessionárias você tem maior garantia de que o alarme foi instalado segundo especificações da fábrica. Por outro lado, na loja especializada há muito mais opções.
  • Todo carro tem uma corrente específica para cada item elétrico do carro. Caso o instalador ligue o alarme a um fio de amperagem menor, fará com que a bateria descarregue rapidamente.
  • Antes de comprar, pergunte se é compatível com o rastreador da sua seguradora (se houver), antecipando qualquer problema de incompatibilidade.

BANCO DE COURO
Por ser caro (cerca de 900 reais na loja e 1 800 na autorizada), tenha certeza de estar levando couro 100% legítimo. Veja a parte de trás da peça do couro. Se for aveludado ao toque e tiver pequenos fiapos, há boa chance de ser couro. Se for liso e homogêneo, é sintético.
DICAS:

  • Pergunte antes se o couro é 100% original e exija isso discriminado na nota fiscal.
  • Concessionárias costumam oferecer serviços com acabamento de fábrica.
  • Concessionárias costumam oferecer garantia de um ano. As lojas, nem sempre.
  • Diversas autorizadas terceirizam o serviço. Se gostou do serviço, descubra qual é a empresa e leve você mesmo, para pagar menos.
  • Opte pelo couro preto ou no máximo bege. Cores berrantes podem desvalorizar o carro.


PELÍCULA DO VIDRO

Conhecida com o Insufilm, que na verdade é o fabricante mais conhecido de películas, calcula-se que 70% dos carros usam esse filme plástico que reduz a incidência do sol e garante mais privacidade e segurança. Aqui a qualidade depende pouco do lugar.

DICAS: 

  • Pegue um pedaço do filme e risque os dois lados. Se a tinta sair facilmente, é sinal de que logo o produto deve perder sua cor.
  • Faça a instalação em locais limpos, pois a sujeira pode causar bolhas ou falhas de colagem.
  • Película espelhada provoca multa. Opte só pela preta. Evite o tom de roxo, que pode descolorir com o tempo


RODAS

Instalar rodas de liga leve parece algo simples, mas se não for feito da forma correta pode provocar até acidentes. Dependendo da marca e modelo algumas rodas depois de um clico de 3 a 4 anos de vida podem começar a apresentar fissuras.

DICAS: 

  • Evite roda usada ou muito barata. O preço bom pode esconder que ela foi reformada.
  • Não compre rodas que obriguem o carro a ter um pneu de diâmetro maior que o original, pois é proibido por lei, além do risco de o conjunto raspar na suspensão ou carroceria.
  • Aros grandes com pneus largos e de perfil muito baixo reduzem o conforto, aumentam o consumo e tornam a baliza mais difícil.
  • Se a concessionária descobrir que houve um acidente devido a uma roda danificada ou fora das medidas permitidas pela montadora, a garantia pode ser perdida.

SISTEMA DE AUDIO

Se instalar em uma concessionária, terá a certeza de que não perderá a garantia da parte elétrica, além de contar com o suporte de materiais originais, como é o caso de bucha das portas, chicote original e aro adaptador do alto-falante. Por outro lado o serviço é bem mais caro e pode demorar quase três vezes mais. A opção seria as lojas de som que oferecem uma infinidade de opções, com um atendimento mais especializado.

DICAS: 

  • Evite equipamentos muito baratos, especialmente se forem de marcas conhecidas, pois as falsificações são comuns. 
  • Nunca deixe que troquem o chicote original, sob risco de perder a garantia de fábrica.
  • Certifique-se de que o instalador é um profissional credenciado por alguma marca, ou se fez algum curso específico na área.
  • Não deixe que façam reparos ou remendos na fiação. Além do perigo de um curto-circuito, pode provocar até panes na injeção eletrônica.


VIDROS ELÉTRICOS

Quando ele não vem de fábrica, dificilmente será 100% confiável se não for instalado em concessionária. Além de a loja comum não conhecer a fundo o carro, há ainda o risco de você sair com uma máquina de vidro que não seja adequada ao tipo de veículo. Por isso a concessionária em geral é a melhor opção, pois o treinamento dos funcionários costuma ser melhor, não se perde a garantia de fábrica e você ainda tem um produto que compatível com a eletrônica do carro, evitando panes.
DICAS: 

  • Faça as contas para saber se não vale mais a pena comprar o vidro elétrico como opcional direto da fábrica, em vez de instalá-lo depois.
  • Cheque se os botões do equipamento são iguais aos que saem de fábrica.
  • Modelos que trabalham em conjunto com as travas de portas são mais suscetíveis a defeitos no futuro, já que são várias tecnologias dentro de um único produto.
Fonte Consultada : Revista Quatro Rodas

Lavando o seu Carro - Acabamento Final e Truques

Bom essa é a parte em que você fará um exercício forçado, mas recompensador se bem executado. Abordaremos nessa ultima parte, como dar o acabamento final ao seu carro e depois alguns truques para tirar manchas e riscados de menor intensidade.  Praticamente um milagre, seu carro novo de novo. .
Vamos começar pelo Acabamento final que seria polir e opcionalmente espelhar.


Material : 
  • saco de estopa de algodão.
  • 1 à 2 panos de micro fibra
  • 1 à 2 panos de algodão 
  • Esponja macia

Produtos :
Por exemplo. Pode-se usar essa linha da 3M - http://www.3mcarcare.com.br

  • Cera Líquida ou pasta
  • Limpa Pneu (de preferência ao silicone em Gel)
  • Massa de Polir nº 2
  • Auto Brilho da Linha Perfect it da 3M
  • Tinta para Sapatos - cor :Preto
Opcional

ACABAMENTO FINAL
Borrachas,Pneus e frisos
Para deixar essa parte limpa e com um tom de destaque,existem produtos especiais para serem aplicados. Nesse caso em específico, utilizaremos o Gel Silicone para Pneus.

1) Para aplicar no pneu, utilize uma esponja macia e coloque o gel sobre a esponja. Mesmo a embalagem tendo um borrifador, pois dependendo da distância e vento do local a borrifada pode mais acertar a roda e a lataria do que pneu.

2) Caso a borracha ou parachoque estiver com manchas,no tópico truques , falaremos especificamente dese caso.      

Lataria do Carro - Polimento e Opcionalmente o Espelhamento.
A camada de cera é importante para o carro, pois protege a pintura contra a ferrugem, a sujeira e o sol.
Método Manual
Indicado para carros, que são lavados regularmente e não ficam expostos por um logo periodo sem proteção do Sol e/ou Sereno.
1) O carro deve estar na sombra e a lataria deve estar fria (tirar o carro do sol e colocá-lo na sombra não adianta; é preciso esperar que a lataria esfrie).

2) Pegue a cera, se for do tipo liquida , agite bem antes de usar, em seguida coloque sobre o pano ou o papel de polimento. Quantidade de cera no pano ou a cera colocada diretamente na lataria, não significa melhor resultado, mas com certeza maior esforço para remove-la, sem contar o fator desperdício.

3) Para que a cera faça efeito, ela deve secar. Mas não deixe o produto secar por muito tempo. Não passe a cera no carro inteiro para depois polir tudo.Aplique-a e faça o polimento por partes (uma porta, o capô, o teto, por exemplo).

4) Tome cuidado com as borrachas das portas, canaletas dos vidros, partes cromadas, pois a cera certamente mancha as partes plásticas.
Apesar de indicado, quando se utiliza uma maquina de polimento, se preferir, utilize a fita crepe para proteger essas partes, fazendo uma máscara. 

5) Passe a cera na parte escolhida com uma pano de algodão (limpa e macia) ou com o papel de polimento 3M, lentamente e de forma circular.

6) Espere um tempo geralmente indicado na embalagem (de 30 à 40 S) e remova o produto com o pano de micro fibra (limpo e seco), até o brilho aparecer. Vá virando o pano de micro fibra a medida que ele vai ficando com o resíduo de cera. Não devem ficar restos de cera em qualquer parte do carro .

7) Dê um polimento geral.

8) Após polir a lataria, você pode usar o Auto Brilho da 3M para dar um acabamento final, colocando um pouco em um pano limpo e seco ou o papel de polimento e aplicando por partes na lataria. Na sequencia retire com um pano de microfibra.

9) Dê um polimento geral.

10) Se quiser um toque final, utilize a paste WAX da 3M para dar aquele toque final a pintura do carro e fazer o que o pessoal chama de espelhamento. Novamente, coloque um pouco do produto em um pano e depois aplique em pequenas partes e depois na sequencia retire o produto com o pano de microfibra.

11) Dê um polimento geral.

Muita dor no braço, cansaço, mas vai ser recompensador.

Truques
Bom nessa parte abordardaremos basciamnete dois truques:

Como tirar pequenos riscos da lataria, marcas de piche, borrachas.
1) Com um pano ou papel de polimento aplique a massa de polir na parte riscada. Depois retire com um pano de microfibra.
2) Para melhorar o resultado , faça essa opperação antes de dar o polimento da lataria toda. Assim, depois , você fará todo o processo de polimento tradicional desscrito acima.
3) você pode substituir a massa de polir nº2, pelo Elimina Riscos da 3M, siga os passos 1 e 2.

Como retirar manchas das borrachas e de parachoques não pintados.
1) Existem produtos como descrito nessa reportagem da Revista 4 rodas para retirar as manchas e revitalizar , no caso da materia foi feita para parachoques. 
2) Nesse caso de manchas brancas em uma borracha preta é preferível usar o revitalizador com coloração, no caso o que obteve melhor avaliação foi o PolyParts Renovador de Pára-choques, aplique o produto com auxílio da esponja que vem junto com o produto, na borracha ou plástico preto que esta manchado. se quiser usaruma luva, pois o Poly Parte Renovador de Pára-choques pode manchar as mãos.
3) Uma solução alternativa, que possui um efeito semelhante é a tinta para sapato, no caso da cor preta. Aplique sobre a borracha a ser retaurada. Sua colocação voltará a tonalidade preta. A desvantagem é que após algumas lavagens/chuvas, a mancha poderá reaparecer, Basta repetir o processo 
Veja o víideo ( em inglês) com esse processo de restauração dos itens que contém a cor preto em um carro. Fonte: Canal MightCarMods





Lavando o seu carro - Parte Interna


Bom agora,vamos a parte de dentro do carro. É a parte que uns acham mais chato de fazer. O resultado até aparece, mas ele não é nem sombra de um bom trabalho na parte de fora do carro. Porém você fica na parte de dentro do carro e mantê-la limpa é muito importante para sua saúde e deixa o carro com ar de conservado.
Material :

  • 1 balde pequeno balde com água . 
  • 2 panos de algodão (pode ser aquela camiseta velha)
  • aspirador de pó potente
  • algumas folhas de jornal 
Produtos :
Por exemplo. Pode -se usar essa linha da 3M - http://www.3mcarcare.com.br
  • Limpa Vidro 
  • Limpa Vinil e/ou Limpa couro
Opcional 

  • 1 escova de cerdas mais macias, para limpar tecido
  • 1 pincel novo e com cerdas macias
  • 1 cera líquida
  • 1 Pano Azul Ultra Performance da 3M    
LIMPEZA INTERNA
1) Comece tirando o tapete de dentro do carro.
- Para carpete, nada que uma boa aspirada e escovada não resolvam, se por acaso ele tiver alguma manhca ou ordor desagradável, será necessário lavar. Nesse caso utilize um shampoo para carpetes, enxague bem e deixe secando e só coloque no veiculo depois de completamente seco.
- Para borracha, espane a sujeira grossa do tapete, depois molhe com água e lave com o shampoo que utilizou para lavar o carro.(Não utilize, qualquer outro produto, pois pode manchar o tapete.) depois de lavado a frente e o verso, enxague e deixe secando

2) Com o pincel, limpe as saídas de ar e os locais de acesso mais díficil, retirando a sujeira que fica nessas áreas.
3) Com um pano (100% algodão) umedecido em água, limpe os paineis e portas retirando a sujeira mais grossa.

4) Após essa operação passe um limpa vinil, ou mesmo um silicone apropriado (que não contenha gordura) para esse paineis. Evite passar esses produtos no volante, pois ele pode deixar escorregadio o que dificulta as manobras e pode causar algum acidente.

5) Nos bancos temos duas opções :
- Tecido
a) Utilize o aspirador para tirar a sujeira mais grossa.
b) Se quiser higienizar e limpar o tecido , pode utilizar um vaporizador/aspirador
http://www.polishop.com.br/is-bin/INTERSHOP.enfinity/eCS/Store/pt/-/BRC/chuck_Produto-Visualizar;sid=SmquvNHyMnpJF5rYpsWKrMJeFcJvA09sg94=?ProductID=XN6sExAkf00AAAEVvePJkCey

- Couro
a) Se o couro for natural e curtido, o certo é primeiro remover a sujeira e pó com um pano (100% algodão) levemente umedecido em água.
b) Se quiser limpar e hidratar o couro, existem algumas soluções de mercado e caseiras.
Caseira (exemplo - Creme Nivea)
Não coloque muito e sempre use um pano para espalhar o produto e retirar o excesso
Produto Comercial (Refresh da 3M)
Seguir as recomendações que está na embalagem, mas vale a dica de não exagerar no produto
c) vale a dica, caso o volante seja revestido de couro, esqueça passar esses produtos e utilizar o carro em seguida, pois ele deixará o volante escorregadio por um bom tempo.

6) Aspire o carpete que reveste o assoalho do veiculo, assim como o porta malas.

7) Os vidros devem ser limpos com uma solução apropriada. Retire todo as ventosas (suporte do GPS, cortina para bebe, amuletos- mamori,etc...) do vidro antes de limpar (Pode-se usar um limpa vidro residencial, ou próprio para uso automotivo. Não esqueça de limpar o lado interno e externo. Siga as instruções da embalagem. A dica maior fica para retirar o excesso e dar um lustre final com folhas de jornal. Se o eu carro possuí insufilm, veja a recomendação do fabricante do insufilm e da embalagem do limpa vidros, veja se existe alguma restrição de uso 
no insufilm. Para o Limpa Vidros da 3M e o film do fabricante "Isufilm" não há restrição de uso.

8) Se o seu carro tiver peças de metais polidos no interior do carro, não esqueça de polir essas peças. Existem produtos apropriados (polidor de metais Meguiar - All Metal Polish), mas você pode usar a cera para o polimento. Ah só não passe tal produto se for na pedaleira do veiculo, pois ela ficar lisa e isso pode causar um acidente.
9) Aproveite para organizar os porta objetos, porta luvas, porta copos , etc...
10) Jogue no lixo todo papel, sacos plástico,jornais, recibos de pedágio, estacionamento e outros materiais que só estão fazendo peso e volume no seu carro e são desnecessários.
Abaixo um vídeo (em inglês), que ilustra a dicas acima.  Fonte: Canal MightCarMods

Continua com a parte final - Lavando seu carro - Acabamento Final e Truques para Retirar Manchas e Riscos