Com o aumento desenfreado do álcool nos consumidores felizmente estamos de certo modo livre daquela estoria de 1989/1990, onde 98% da frota era movida a álcool e os usineiros , tão legai, tão coitadinhos, resolveram desabastecer o mercado, por conta do preço do açúcar estar mais compensador do que o álcool e aí coitado de muita gente que viajou e teve que ir de conta gosta entre o Natal e o Ano novo procurando alcool nos postos , alguns até colocavam gasolina. Chegamos a importar Metanol dos Estados Unidos.
Desabastecimento eu dúvido , pois mesmo com o açucar em alta e algumas quebras da safra, tem-s e a reserva, só que o alcool vai aumentar e muito e nós é que podemos regular esse preço, pois o teto do preço do álcool é o piso da gasolina.
NA PRÁTICA – Para decidir, na hora da compra,que combustível colocar,o ideal é que o motorista de um carro flex faça a seguinte conta.
Basta pegar o preço do litro de álcool e dividir pelo da gasolina:
- se o resultado for inferior a 0,7, vale a prena comprar álcool.
- se for superior ou igual à 0,7 vale a pena comprar a gasolina.
Acontece que, embora o preço do litro de álcool seja sempre mais baixo que o da gasolina, só vale a pena colocar álcool quando ele custa menos que 70% do preço da gasolina.
Isso porque os carros sempre têm uma menor autonomia (distância percorrida), quando usam álcool . Na média, se um determinado modelo faz 10km/l com gasolina, fará 7 km/l com álcool.
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