22 dezembro 2009

Faça uma revisão no carro antes de viajar. Comece e termine as férias com o pé direito



Fim de ano, mais um ano se foi, você deu duro, em casa e no trabalho e agora chegou suas merecidas férias. Vai viajar de carro curtindo a natureza pela estrada, já fez o roteiro ,arrumou as malas, reservou a casa o chalé ou a posada. Fez tudo planejado. Mas você se lembrou de antes fazer a revisão do seu carro? Se a resposta foi sim, parabêns, curta sua férias, dirija de forma segura e bao viagem. Se a resposta foi não, corra que ainda dá tempo. Afinal suas férias tem que começar e terminar muito bem. 
Veja uma lista para verificar antes de começas a viagem. 


Óleo do motor 
Confira o nível do óleo e a sua viscosidade. Lembre-se de verificar o nível do óleo em um local plano. Se o óleo estiver baixo e a troca estiver longe de acontecer, complete com o óleo com a mesma especificação e mesmo tipo, que você colocou na última troca. Se o nível estiver baixo, com uma troca recente de óleo pode ser um problema, mais grave. Veja se uma dessas situações estão acontecendo : 

  • Observe só se o motor ou o filtro de óleo não esta melado de óleo 
  • Se existem manchas de óleo no chão da sua vaga da garagem 
  • Seu carro esta soltando fumaça branca. 

Se uma dessas condições estiver ocorrendo, leve ao sua oficina de confiança e reporte o fato ao seu mecânico ou consultor técnico. 


Dica FitFans: 
Para o Honda Fit (1ª ou 2ªgeração), utilize o óleo SAE 10W30 mineral API SL e troque o filtro de óleo. Vale lembrar que o filtro de ar deve ser examinado e trocado se necessário. 
Só se atente a um detalhe, não é recomendado a troca do filtro de ar, no sistema "faça você mesmo" ou em um posto de gasolina, pois como recomendação do fabricante é importante, após a troca do filtro de ar, a passagem do programa(HDS) que lê e informa a central eletrônica (ECU) do seu Fit, sobre esse novo elemento. 


Fluído do radiador 
Com o carro frio e em local plano,verifique o nível do fluído através do indicador do reservatório auxiliar. Nunca abra a tampa do radiador principal. Se o nível estiver em ordem e a coloração do fluído estiver com a cor original, esta tudo ok. Se o nível estiver baixo,complete com o fluido indicado pelo fabricante. Se o fluído estiver com sujeira, pense se não vale a pena drenar esse líquido todo e colocar uma nova solução.Não lave o radiador com equipamento que possuam pressão na água, pois pode danificar a coméia do radiador ou mesmo as mangueiras do sistema de arrefecimento do motor. 


Dica FitFans: 
O Honda Fit possui sistema de arrefecimento (ou vulgo radiador) selado, ou seja no manual e na propria tampa do radiador, esta claro que a troca do fluido deve ser feita : Fit (1ª Geração,conhecido como plataforma GD) a troca do fluído de arrefecimento é de 6 anos ou nos 140 mil km New Fit (2ª Geração conhecido como plataforma GE) a troca é prevista para 8 anos ou 200 mil km. Ou seja, se estiver tudo em ordem (sem vazamentos, sem frentista colocando água pura no sistema) é no máximo completar o nível com o liquido de arrefecimento (Marca Honda-Texaco) que já vem pronto pra uso. 


Fluído do Freio 
Verifique o nível do fluído através do indicador do reservatório em local plano. Se estiver normal e a troca fio feita a menos de 12 meses, esta tudo ok. Se o nível estiver baixo complete com as especificações técnicas de fluído sugerido pelo fabricante. Se esse fluído de freio tiver mais do que 12 meses é bom pensar em sangrá-lo todo e trocar o fluído por um novo. Esse procedimento é feito , pois o fluido com o tmpo começa reter água e suas propriedades vão se alterando. Sistema do Freio Os outros componentes do Freio, são necessários ser checados, como Plastilhas, discos e lonas. Problemas como ruídos, trepidações, perda de eficiência e pedal duro significam que o sistema requer manutenção. Para carros com ABS, é importante verificar os sensores das rodas e fazer um leitura e diagnóstico na Central Eletrônica (ECU) para verificar se esta tudo em ordem. 


Dica FitFans: 
Para os modelo Honda Fit (1ª Geração,conhecido como plataforma GD) LXL e EX que possuem freio à disco nas quatro rodas e sistema ABS. Para o New Fit (2ª Geração conhecido como plataforma GE) LXL, EX e EXL que possuem freio à disco nas quatro rodas e sistema ABS com ditribuição da frenagem feito eletronicamente para as rodas (EBD). Você mesmo pode verificar algumas indicações que o carro fornece. Uma dela é quando você ligar o carro se a luz indicadora do ABS não apagar no check inicial, pode ser um problema no ABS. Se a luz não acender, também pode ser um problema no ABS ou o Luz espia do painel queimou. 


Pneus 
Esse item todo mundo esquece alguma forma de verificar, seja : 


 Então vale a sua verificação do estado da banda de rodagem, dos flacos e se há desgaste irregular dos pneus, além de calibrá-los com a pressão de ar recomendada pela montadora, sem esquecer do estepe. Lembre-se de fazer rodízio periódico para equilibrar os desgastes. O último procedimento da revisão dos pneus é o alinhamento e balanceamento das rodas, recomendado a cada 10 mil km. O alinhamento também é necessário quando trocar os pneus, sempre que apresentarem desgastes irregulares, após fortes impactos em buracos ou obstáculos, quando o veículo apresentar tendências à deriva ou instabilidade e ao substituir os componentes da suspensão. Já o balanceamento deve ser realizado quando o motorista sente vibrações no volante, desgaste irregular localizado e ao efetuar trocas. 


Suspensão 
A suspensão é fundamental para a segurança e estabilidade do veículo. Para a revisão pode-se: 

  • Análisar visualmente os amortecedores, examinando o estado do corpo (amassados), das fixações (buchas) e vazamento do fluído hidráulico.
  • Existe um outro teste com um equipamento chamado Shocktester, que facilita esta inspeção, determinando qual o nível de desgaste do amortecedor. Verifique as molas, buchas, bandejas e pivôs e terminais. 

A substituição preventiva do amortecedor recomenda-se fazer na maioria dos veículo a cada 40 mil. As bandejas, pivôs, terminais a cada 50 mil km. 


Palheta dos Limpadores do Parabrisas 
A recomendação geral é trocar as palhetas pelo menos uma vez por ano e nas revisões de férias é necessário checar o estado da palheta. nessa época de verão com chuvas torrenciais é importantissimo. 

  • As lâminas que não devem estar rasgadas, soltas, tortas ou danificadas. Observe se há resíduos, arranhões, camadas finas de sujeira ou faixas d'água no decorrer da área varrida pela palheta. 
  • Inspecionar a se a fixação da palheta a haste do braço está firme, e sem trepidações e o nível de água e detergente no reservatório (recomendo o uso do limpa parabrisas da Wurth) . 
  • Faça esse mesmo procedimento caso o seu veiculo tenha limpador traseiro. Se trocar o conjunto de palhetas da dianteira, troque a traseira também. 

Ao instalar uma nova palheta limpe o vidro com um solução de água e álcool, enquanto nas borrachas use apenas um pano umedecido com água limpa. 


Lâmpadas e farois 
Todas as luzes do carro devem ser checadas em uma revisão de férias, afinal a iluminação correta é fator primordial para uma viagem segura, principalmente a noite, sob chuva ou neblina. 

  • Verifique as lâmpadas, fusíveis e a regulagem dos faróis (altura do facho de luz)
  • Verifique se há sinais de infiltração de água, que podem queimar a lâmpada e até danificar o refletor interno, com acúmulo de sujeira e corrosão. 

As lâmpadas das lanternas, faróis alto e baixo, piscas, freios e luz de ré devem estar funcionando perfeitamente. 
Ah ! Leve sempre um kit de emergência com uma lâmpada do farol, das lanternas traseiras e alguns fusíveis

Sistema Elétrico 
Revisar o sistema elétrico do veículo,inclui avaliação: 

  • da bateria 
  • do motor de partida do alternador 
  • de todos os fusíveis. 

Observe se há sinais de cor esverdeada ou esbranquiçada nos terminais da bateria, que pode indicar pontos de oxidação. Tenha em mãos os códigos de segurança do alarme e do rádio, caso precise trocar a bateria. Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado. 


Combustível 
Ah! Sim o mais importante, colocar combustível, antes, durante e no trajeto final. O álcool, que era compensador, para quem mora na região onde ele é produzido, esta subindo de preço, pela desculpa dos coitadinhos dos Usineiros com a entre safra. 
Realmente é época de entre safra, mas veja o mercado de commodities, quanto o açúcar esta valendo pela quebra de produção ocorrida em alguns países. 
Lembram do ano de 1989, 1990,com a falta de álcool justamente nesse periodo. Só que agora temos o Flex e aí a escolha e sua. 
Então aquela famosa conta do preço do álcool menor igual a 70% da gasolina, alcool no carro. Só no carro. 
Veja também a autonomia e os postos pelo caminho. Não adianta ser mais barato se você ficar com pane seca. 


Boa Viagem e Dirija com cuidado.

5 comentários:

  1. Olá,
    comprei um Fit 07 ontem, e quando fui abastecer o frentista perguntou se queria que ele olhasse água e óleo. Disse que sim, como de costume, e então ele completou o radiador com água. O frentista disse que sempre completou o radiador com água de outros carros da mesma marca. Será que terei problemas? O que devo fazer?
    Obrigada, Tathiana.

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  2. Oi Tathiana,

    Uma vez que o frentista fez isso não tem problema, mas não é aconselhável deixar o frentista completar o nível do tanque auxiliar muito menos do principal do radiador, com frequência. Principalmente se o carro já estiver com temperatura elevada.

    No caso de emergência, deixe o motor esfriar. para depois abrir o capô e se necessário completar o nível do fluído do radiador e se não tiver paciência complete com água.

    Em condições normais, peça somente para frentista olhar o nível e falar se está no nível ou não.

    No Fit é um pouco díficil olhar o nível. Mas ele tem que estar entre duas marcas nem acima da superior e nem abaixo da inferior, estando entre as duas esta excelente.

    Se precisar completar, recomendo colocar o fluído do radiador, que já vem pronto para usar.

    Agora, se o dono anterior fez as revisões de maneira correta e não pegou nenhum buraco, pedra ou bateu no radiador, dificilmente o nível do fluido tende a baixar entre as revisões. Mas recomenda-se sempre verificar o nível, de preferência semanalmente.

    Se observar que o Fit esta perdendo o fluído do radiador é bom verificar o que esta contecendo em um a concessionária ou mecânico de sua confiança.

    Espero ter ajudado.

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  3. Thatiana, Se perecisar de mais informações e dicas sobe seu Fit, será inaugurado dia 07/02 ( esse domingo agora um site com informações e dicas sobre o Fit.

    O endereço é http://www.fitfans.com.br
    Aguardamos sua visita.

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  4. Devo colocar água no radiador ou outro produto da Honda ? Como proceder ?

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  5. Oi Juliano Neto,
    Preferencialmente, entenda como nas condições normais, você deve sempre adicionar o liquido de arrefecimento. Pode ser o da Honda, pois deve ser o que você tem no seu tanque de arrefecimento do radiador. Misturar outro liquido de arrefecimento pode alterar as especificações químicas e prejudicar o rendimento.

    Se for completar, recomendo usar o da Honda, se for sangrar todo o l[iquido para substituir por um novo, lavando o radiador, pode ser um outro liquido de arrefecimento de boa procedência.

    Como disse isso nas condições normais, mas se vc estiver em uma situação de emergência e por acaso precisar completar e não tiver o liquido de arrefecimento, pode completar com água.

    Espero ter ajudado.

    Se precisar de mais dicas visite nosso fórum
    www.fitfans.com.br/forum

    E para conhecer mais sobre o Fit visite nosso site www.fitfans.com.br

    Até mais,

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