27 dezembro 2009

Hora de comprar um carro zero km - Dicas na hora da escolha

 Sobrou aquele dinheiro no final do ano e esta na hora de trocar o carro ou comprar o primeiro carro. Se a preferência for zero km , vamos colocar alguns pontos, que as concessionárias e fabricantes estão fazendo. 
Para compras de carros usados, será escrito outro tópico. 

Bom a primeira coisa é o impulso, motivado por propagandas , opiniões ou leitura na internet ou revistas. Esse influenciador é um bom referencial , mas pode ser perigoso.

Ninguém mais do que você, sabe o quanto foi suado aquele dinheirinho que sobrou e dar valor a ele é o que deve equilibrar a emoção ou impulso e a parte mão de escorpião.

Você deve ter uma razão principal para a escolha do modelo. Seja ele : 
  • conforto
  • espaço interno 
  • designs
  • potência 
  • consumo
  • seguro
  • acessórios   
Ok, a maioria vê isso e depois vê a grana disponível, e aí acaba casando a realidade e a cvontade num modelo de melhro custo e benefício.


Seja marca que for, seja carro do ano, seja o modelo do século, não adianta, infleizmente carro é um produto que não é investimento , a não ser que seja colecionador. E ele esta sujeito a falhas.


Seja um coreano ou um alemão , seja um Americano ou um Japonês, o carro é um produto e pode estar sujeito a falhas, pois antes de tudo ele foi projetado, fabricado, revisado e é dirigido por um ser humano. E aquela celebre frase " Errar e humano " vale mais do que nunca. 


Por isso aí vão algumas dicas na comparação de modelos de acordo com seu gosto e preferencia. 


Garantia
    Qual o tempo de garantia?
    Qual as condições : Revisão obrigatória, Instalação de acessórios fora da rede de concessionárias ?
    Qual a cobertura dessa garantia dos fabricante? 
    Se é possível comprar uma extensão de garantia do fabricante e o que ela cobre?   


A garantia é um grande trunfo das concessionárias e das marcas, pois além de um atrativo, é uma fonte de renda, visto que existe as revisões que devem ser feitas de 6 em 6 meses ou 5 mil km que chegam a absurdos de R$ 600,00 à R$ 800,00. POr isso olho vivo nesse quesito , pois o carro parece barato, mas depois de 3 anos pagou quase R$ 6 mil reais a mais do que o preço inicial. 


Outro problema com relação a garantia é a instalação de acessórios, principalmente em modelos de marcas japonesas. Tudo bem você quer instalar um trio elétrico, sabe qual o receio, é que boa parte dos instaladores e dos auto elétricos por aí mal sabe onde fica a caixa de fusível desses carros, como você confiaria a instalação de um som para essas pessoas.  Infelizmente é a nossa realidade, pois no Japão Estados Unidos e Europa não é assim. A diferença é que o pessoal faz treinamentos, investe. Aqui eé na tentaiva e erro na maioria dos locais.  


E por último, cuidado com as condições da garantia, pois depende de como usará o carro as manutenções feitas em períodos mais curtos ou algumas peças podem não esta cobertas pelas condições de uso.
É seu direito pergunte. 


Concessionárias, Peças e partes
Esse item deve ser consultado. Pois independente se você mora em uma metropole ou no interior, se viaja muito ou não de carro é importante saber algumas informações como :  
   - Quantas concessionárias a marca possui no país ? 
   - Qual a sua distribuição no Brasil ?
   - Essa é importantissima, se as concessionária de uma determinada cidade ou região, são de um mesmo dono. ? Isso é um lixo e não promove concorrência, e não culpe o fabricante por isso. POsso dar exemplos de alguns-fabricantes - Regiões (Citroen - São Paulo,  Honda - Americana/Limeira/Piracicaba, Hyundai- Caoa Brasil )
   - Como é a reposição de peças e partes,? Tempo de espera, estoque ?

Essas informações você pode pegar no prpoprio balcão da concessionária ou por telefone, ou em fóruns e clubes dos carros que você pretende comprar. 


Faça um test drive
Se possível na hora de decidir faça mais que um teste drive , vá em várias concessionárias do mesmo carro e experimente em todas as concessionarias e os carros que tiver dúvida. Se possível, peça emprestado a algum conhecido que tenha o carro ou alugue um modelo igual e anda por uma semana. É um gasto, que pode evitar uma compra errada. E comprar um carro errado e fonte de deixar você procurando tudo e qualquer falha nele aé as inexistentes. 
Depois de fazer os testes, ainda antes da compra, faça um pente fino no carro :
  • abra o porta malas 
  • rebata os bancos 
  • abra o capô do motor (como se vê o nível do óleo, do  fluído do radiador, do freio) 
  • se as luzes internas são boas
  • se os intrumentos são de fácil leitura 
  • veja se é fácil manuserar os acessórios, ligar as luzes, o sistema de som, computador de bordo 
Seja um pentelho, pois é melhor ser crítico na hora de comprar do que depois ficar reclamando em todo e quanto é lugar em fóruns, em revistas e tudo mais, pouco vai adiantar se o problema for insatisfação ou expectativa acima do esperado. Então é melhor se decepcionar antes do que depois da compra.
Revistas, fóruns ajudam, mas não podem ser a opnião final, pois quem paga o carro e as contas que ele gera é você e não a revista ou o fórum.
Por fim depois de tudo isso , se a grana deu, se o carro agradou e se a opções de concessionária para procurar em caso de problemas, mande bala e seja feliz com seu carango. 

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