Para
compras de carros usados, será escrito outro tópico.
Bom a primeira coisa é o impulso, motivado por propagandas , opiniões ou leitura na internet ou revistas. Esse influenciador é um bom referencial , mas pode ser perigoso.
Ninguém mais do que você, sabe o quanto foi suado aquele dinheirinho que sobrou e dar valor a ele é o que deve equilibrar a emoção ou impulso e a parte mão de escorpião.
Você deve ter uma razão principal para a escolha do modelo. Seja ele :
Bom a primeira coisa é o impulso, motivado por propagandas , opiniões ou leitura na internet ou revistas. Esse influenciador é um bom referencial , mas pode ser perigoso.
Ninguém mais do que você, sabe o quanto foi suado aquele dinheirinho que sobrou e dar valor a ele é o que deve equilibrar a emoção ou impulso e a parte mão de escorpião.
Você deve ter uma razão principal para a escolha do modelo. Seja ele :
- conforto
- espaço
interno
- designs
- potência
- consumo
- seguro
- acessórios
Ok,
a maioria vê isso e depois vê a grana disponível, e aí acaba casando a
realidade e a cvontade num modelo de melhro custo e benefício.
Seja
marca que for, seja carro do ano, seja o modelo do século, não adianta,
infleizmente carro é um produto que não é investimento , a não ser que seja
colecionador. E ele esta sujeito a falhas.
Seja
um coreano ou um alemão , seja um Americano ou um Japonês, o carro é um produto
e pode estar sujeito a falhas, pois antes de tudo ele foi projetado, fabricado,
revisado e é dirigido por um ser humano. E aquela celebre frase " Errar e
humano " vale mais do que nunca.
Por
isso aí vão algumas dicas na comparação de modelos de acordo com seu gosto e
preferencia.
Garantia
Qual o tempo de garantia?
Qual as condições : Revisão obrigatória, Instalação de acessórios fora da
rede de concessionárias ?
Qual a cobertura dessa garantia dos fabricante?
Se é possível comprar uma extensão de garantia do fabricante e o que ela
cobre?
A
garantia é um grande trunfo das concessionárias e das marcas, pois além de um
atrativo, é uma fonte de renda, visto que existe as revisões que devem ser
feitas de 6 em 6 meses ou 5 mil km que chegam a absurdos de R$ 600,00 à R$ 800,00.
POr isso olho vivo nesse quesito , pois o carro parece barato, mas depois de 3
anos pagou quase R$ 6 mil reais a mais do que o preço inicial.
Outro
problema com relação a garantia é a instalação de acessórios, principalmente em
modelos de marcas japonesas. Tudo bem você quer instalar um trio elétrico, sabe
qual o receio, é que boa parte dos instaladores e dos auto elétricos por aí mal
sabe onde fica a caixa de fusível desses carros, como você confiaria a
instalação de um som para essas pessoas. Infelizmente é a nossa
realidade, pois no Japão Estados Unidos e Europa não é assim. A diferença é que
o pessoal faz treinamentos, investe. Aqui eé na tentaiva e erro na maioria dos
locais.
E
por último, cuidado com as condições da garantia, pois depende de como usará o
carro as manutenções feitas em períodos mais curtos ou algumas peças
podem não esta cobertas pelas condições de uso.
É seu direito pergunte.
Concessionárias, Peças e partes
Esse item deve ser consultado. Pois independente se
você mora em uma metropole ou no interior, se viaja muito ou não de carro é
importante saber algumas informações como :
- Quantas concessionárias a marca possui no país ?
- Qual a sua distribuição no Brasil ?
- Essa é importantissima, se as
concessionária de uma determinada cidade ou região, são de um mesmo dono. ?
Isso é um lixo e não promove concorrência, e não culpe o fabricante por isso.
POsso dar exemplos de alguns-fabricantes - Regiões (Citroen - São Paulo,
Honda - Americana/Limeira/Piracicaba, Hyundai- Caoa Brasil )
- Como é a reposição de peças e partes,? Tempo de espera, estoque ?
- Como é a reposição de peças e partes,? Tempo de espera, estoque ?
Essas informações você pode pegar no prpoprio balcão da concessionária ou por telefone, ou em fóruns e clubes dos carros que você pretende comprar.
Faça um test drive
Se
possível na hora de decidir faça mais que um teste drive , vá em várias
concessionárias do mesmo carro e experimente em todas as concessionarias e os
carros que tiver dúvida. Se possível, peça emprestado a algum conhecido que
tenha o carro ou alugue um modelo igual e anda por uma semana. É um gasto, que
pode evitar uma compra errada. E comprar um carro errado e fonte de deixar você
procurando tudo e qualquer falha nele aé as inexistentes.
Depois de fazer os testes, ainda antes da compra, faça um pente fino no carro :
Depois de fazer os testes, ainda antes da compra, faça um pente fino no carro :
- abra o porta
malas
- rebata os
bancos
- abra o capô do
motor (como se vê o nível do óleo, do fluído do radiador, do
freio)
- se as luzes
internas são boas
- se os intrumentos
são de fácil leitura
- veja se é fácil
manuserar os acessórios, ligar as luzes, o sistema de som, computador de
bordo
Seja
um pentelho, pois é melhor ser crítico na hora de comprar do que depois ficar
reclamando em todo e quanto é lugar em fóruns, em revistas e tudo mais, pouco
vai adiantar se o problema for insatisfação ou expectativa acima do esperado.
Então é melhor se decepcionar antes do que depois da compra.
Revistas, fóruns ajudam, mas não podem ser a opnião final, pois quem paga o carro e as contas que ele gera é você e não a revista ou o fórum.
Por fim depois de tudo isso , se a grana deu, se o carro agradou e se a opções de concessionária para procurar em caso de problemas, mande bala e seja feliz com seu carango.
Revistas, fóruns ajudam, mas não podem ser a opnião final, pois quem paga o carro e as contas que ele gera é você e não a revista ou o fórum.
Por fim depois de tudo isso , se a grana deu, se o carro agradou e se a opções de concessionária para procurar em caso de problemas, mande bala e seja feliz com seu carango.
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