27 dezembro 2009

Lendas e verdades sobre o Honda Fit e Honda Jazz.



"No Japão o Honda Fit é conhecido como Jazz e possui motores 1.2 e1.4." 
Lenda : No Japão, pais de origem desse projeto, ele é conhecido como Honda Fit ou "FIT トップ" e a sua motorização não contempla os motores 1.2 ( destinadas só ao mercado Europeu e alguns paises Asiáticos). O motor que esta disponível nas versões do Fit Japonês são as mesmas da versão Brasileira. 1.4 (os mais puristas chamam de 1.3) e1.5. Tanto na primeira como na segunda geração. 


"O motor i-DSI tem 4 velas " 
Lenda: O motor I-DSi, tem 8 velas, duas por cilindro ou uma vela por vávula. com isso o motor se torna eficiente e com torque em baixas rotações. 


"O motor i-vtec 1.4 ( mais "puristas" dizem 1.3) não tem muito torque em baixa rotação." 
Verdade : "Verdade", mas vai do conceito de cada um sobre torque e potência. O i-vtec é um motor 16 válvulas. Em específico no caso do 1.4 (1.3), ele trabalha com 3 vávulas por cilindro (12 vávulas) até 3.000 rpm, para justamente amenizar esse efeito de falta de torque em baixas rotações. Mas milagre, não existe. Depende muito da condução do carro e principalmente no caso do AT, para que o carro entenda o seu modo de dirigir. Mas novamente para quem pretende comprar o New Fit ou New Jazz, façam o test drive e não espere muito milagre na versão 1.5, que trabalha um pouco diferente no regime de baixa rotação deixando as 4 valvulas funcionando em qualquer rotação. Não espere um torque e potência do Honda HSV-010 GT ou do Nissan GT-R. Sinceramente como disse no post anterior sobre compra do carro zero km, as pessoas que reclamam dessa característica deveriam ter se informado em fontes melhores e ter feito um "test drive" que tira qualquer dúvida, ou mesmo a sugestão de pegar emprestado um carro com um amigo ou familiar ou alugar o carro e fazer o trajeto do dia a dia e se der até uma viagem com o carro, 1 semana é um bom termometro. A história da compra errada desencadeia descontetamento geral e perda do dinheiro. 


"No Brasil o Magic Seats, tem a versão ULTR " 
Lenda : O Magic Seat, ULTR, ou seja o Refresh, só na versão japonesa do New Fit ou nem algumas versões do New Jazz. Justamente pelo tamanho os assentos que na versão brasileira é maior. A posição Refresh é essa destacada na foto.( Reclinando totalmente o Banco do Motorista e passageiro sem o encosto de cabeça e colocando o encosto do banco de trás na posição mais inclinada) Se você viu a informação em algum lugar e quiser saber se é lenda ou verdade, escreva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário