28 dezembro 2009

Hora de trocar o óleo do carro. E agora ?



Na hora da troca o óleo, sempre surgem dúvidas quanto às especificações do lubrificante,tempo ou quilometragem,filtro etc. Saiba como proceder para evitar danos no motor 
O fenômeno da borra (o óleo vira uma espécie de pasta) se espalhou pelo país, danificando motores de veículos de passeio de várias marcas. Depois de muita polêmica, veio o diagnóstico: 

  • uso de lubrificante fora das especificações 
  • troca (do óleo e do filtro) fora do tempo ou da quilometragem correta 
  • abastecimento com combustível fora das especificações. 

Para evitar problemas, aí vão algumas dicas : 
a) A troca de óleo deve seguir rigorosamente o manual do fabricante do veículo? 
Sim. Afinal o teste foi feito pelo fabricante. O frentista do posto, um fórum ou mesmo um especialista de lubrificação, podem até ter feito experiências ou terem lido, mas nunca fizeram um teste em escala sobre o melhor lubrificante segundo as condições ambientais, exigências do motor quanto ao relevo. Portanto seguir o manual é a instrução oficial. Deve tomar cuidado com manuais mais antigos, que previam trocas a cada 20 mil quilômetros. Essa quilometragem foi especificada inicialmente por fabricantes na Europa. No Brasil, não foram feitas essas restrições e tivemos muitos problemas (o principal deles, o fenômeno da borra).consulte a concessionária se esse for o seu caso. 


b) Deve ser feita por tempo ou quilometragem? 
Depende. Pode ser por um ou por outro. O óleo tem aditivos que permanecem inertes enquanto o lubrificante não é colocado no motor. Depois de colocado no propulsor, esses aditivos (que são reagentes químicos) entram em ação, atuando mesmo quando o motor não está funcionando. Mas o desempenho do óleo também depende do tipo de uso do veículo. Portanto, se você que roda pouco e em condições severas, deve trocar por tempo (no máximo, a cada seis meses). Já aquele que roda a maior parte do tempo em rodovias, a troca pode ser feita por quilometragem (no máximo, a cada 5 mil quilômetros). Um pouco antes do que o manual recomenda, pode ser, mas isso evita motor cansado e borras. 


c) O que são condições severas? 
Muitos acreditam que a rotina de ir e voltar para o trabalho, que fica perto de casa, é um tipo de uso leve do veículo. Engano. Esse é o típico regime severo, no qual o veículo roda por vias urbanas, em trânsito congestionado, em velocidade média abaixo de 60km/h e em percursos com menos de 15 minutos. Regime leve seria rodar a maior parte do tempo no trânsito livre e fluente, com velocidade média acima dos 60km/h e em percursos com mais de 15 minutos. Além dessa condição,deve-se considerar também como condição severa a a circulação por estradas de terra frequentemente. 


d) É preciso substituir o filtro de óleo a cada troca do lubrificante? 
Sim. Um filtro de óleo do motor Ford 1.0, por exemplo, processa mais de 20 litros de óleo por minuto. A cada 5 mil quilômetros, a uma velocidade média de 30 km/l, o filtro terá processado mais de 200 mil litros de óleo. O material filtrante, no interior do filtro, é papel, semelhante ao coador de café. Então, como você acha que esse filtro está.


e) Existe motor que exige óleo sintético? Pode-se escolher entre o óleo mineral, geralmente mais barato, e o sintético? Os dois podem ser misturados? 
Deve-se sempre consultar o manual do fabricante do veículo para saber a opção do mineral, desde que atendidas as especificações técnicas, previstas no mesmo livreto. Mas existem alguns veículos,que exigem somente óleo sintético. Não misture os dois tipos, pois isso vai baixar a resistência térmica do volume resultante, o que pode danificar seriamente o motor. 


f) Pela manhã, o motorista pode sair normalmente com o carro ou deve esperar o motor esquentar um pouco, por causa do óleo lubrificante? 
Teoricamente, por motivos técnicos, o motor moderno não exige que o motorista espere o aquecimento do óleo e das peças, para sair com o veículo pela manhã. Mas o melhor é aguardar uns 30 segundos para sair e não elevar as rotações do motor até que o líquido de arrefecimento do motor atinja o ponto ideal. O sinal vem ao apagar a luz indicadora de motor frio ou pelo ponteiro do marcador de temperatura. 


g) O que fazer quando a luz do óleo se acende no painel? 
Pare o veículo imediatamente, desligue o motor e procure atendimento mecânico. 


h) Qual consumo de óleo pode ser considerado normal, ou seja, que não seja um sinal de problemas? 
Se você esta com as revisões em dia e as trocas de óleo a tendência é uma perda mínima. Números macros Nos motores dos veículos da década de 1980, de até 1 litro a cada 1 mil quilômetros. Nos dos carros dos anos 2000, no máximo de 300 ml a cada 1 mil quilômetros. i) Deve-se usar a solução chamada de flush, nas trocas de óleo? É um assunto polêmico , porém o fato é que nenhum aditivo ou solução de limpeza, como o Flush deve ser adicionado sem necessidade ou sem que o manual do fabricante coloque como recomendação. 
No caso específico, o “Flush” ou “Flush Engine” é um liquido solvente, que segundo seus fabricantes, ajuda a evitar as famosas borras no motor, mantendo a câmara sempre bem lubrificada e limpa. 
Pois bem, tome cuidado.Pois muita lenda é contada. 

  • Carro Novo – O Flush Engine,ajuda até a manter a câmara do motor limpo,mas como ele possui solvente vai danificar a longo prazo,trompa de aspiração as vedações, os comandos de válvulas. Ou seja, no carro zero os óleos modernos, já contém dispersantes e detergente para justamente manter o motor limpo. Ou seja, o óleo além de manter a lubrificação, ele limpa o motor . 
  • Carro Usado –Caso o motor esteja com borra e não tenha sido feita manutenção adequada ao longo do tempo de uso, a utilização do flush engine,vai desprender um monte de sujeira e crostas do motor, através da reação do solvente com essa sujeira. Mas essas crostas e borras circulando no carter do óleo podem danificar as trompa de aspiração (pescador de óleo) entupindo ou mesmo obstruindo a passagem do óleo pelo comandos de válvulas. Se isso acontecer, o motor pode até fundir e a retifica ser necessária. Então se você sentir a presença de borra e o óleo ficar grosso rapidamente, compensa parar o carro em uma oficina e pedir para limpar motor por dentro. Assim você poupará um bom dinheiro 

 j) Então como proceder nas trocas de óleo? 
Para manter o motor limpo e em bom estado de lubrificação, lém das dicas dadas acima, que basicamente é seguir as trocas e a especificação do óleo descritas no manual do fabricante e não esquecer de trocar junto o filtro de óleo. Por mais que ele dure 10 mil km, se você troca a cada 5 mil km o óleo , troque o filtro junto, pois como dizia um mestre que dava aula no curso de engenharia para mim. 
Trocar o óleo do motor do carro e não trocar o filtro, seria a mesma coisa que você tomar banho e não trocar a roupa de baixo " 
 Em outro tópico falaremos mais sobre a especificação do óleo , principalmente para motores do Honda Fit

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